sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ESF. Wilson Brito- Hiperdia.

Daniel e Moradora do bairro Adelaide.
No ultimo dia 12/09/11 foi realizado no Bairro Recanto do Lago no auditório da CEPLAC, o tradicional  encontro de  acompanhamento HiperDia (Hipertensos e Diabéticos).
A reunião contou com a presença expressiva de moradores locais que tiveram além dos índices de Glicose e Pressão Arterial verificado o peso e as medidas físicas. Também receberam as coorientações nescessarias para seguir com diagnósticos satisfatorios.
Para uma melhor eficácia no tratamento é necessário que diabéticos e Hipertensos seja acompanhados regularmente pela equipe de saúde de seu bairro,  em 2002 o governo federal lança o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus, sendo este, denominado Hiperdia. Este programa objetiva atacar a fundo estes agravos, estabelecendo metas e diretrizes para ampliar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dessas patologias, através da reorganização do trabalho de atenção à saúde, das unidades da rede básica dos Serviços de Saúde/Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2003).


Josiane durante o atendimento.
Traduzindo em números contou reunião com o total de 40 pessoas, sendo 11 Diabéticos e 29* Hipertensos. Diante dos bons resultados já estar  programado o encontro do próximo mês . 
Depois do acompanhamento a enfermeira Josiane Cangussi partiu para a visita domiciliar aos Hipertensos e Diabéticos acamados, identificados pelos agentes comunitários de saúde Daniel Rocha e Luciana Morais.
Estes trabalhos contou com a ajuda de estudantes do curso de enfermagem da faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.Sob a supervisão de uma professora/enfermeira dessa faculdade.

Até o fim deste mês os agentes comunitários estarão em curso, por isso o autor do blog Daniel Rocha não estará postando regulamente .

*contando os não hipertensos que compareceram para prevenção.

ESFWB@HOTMAIL.COM