Por Daniel Rocha
Nove universitários americanos e dois brasileiros, da Universidade da Flórida estão realizando estágio de vivência na cidade de Teixeira de Freitas onde durante a semana vão conhecer a rede pública e privada de saúde da cidade.
O objetivo das visitas é estabelecer contatos com as experiências desenvolvidas na rede pública e privada do município. Além disso pretende os jovens compilar conhecimentos afim de no futuro incorporar nas práticas médicas os bons exemplos da saúde preventiva brasileira.
Durante a visita a unidade do Wilson Brito,centro da cidade, na tarde desta terça-feira 21/06/16, o primeiro grupo formado por quatro destes estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da rotina e do trabalho desenvolvido pela equipe que levaram a unidade a ser avaliada com o conceito máximo pelo ministério da saúde no ano passado.
Ao fim da visita todos, ambientados com a equipe, expressarão admiração pelo trabalho desenvolvido e segundo o estudante Brasileiro Danilo ,que acompanha o grupo, a experiência está sendo proveitosa porque o passeio é uma oportunidade de conhecer na prática o trabalho desenvolvido pela saúde preventiva Brasileira, que nota, tem avançado muito nos últimos anos.
De acordo com Rosilane Neves, agente comunitária de saúde, o intercâmbio permite falar dos trabalhos desenvolvidos e logo refletir sobre os resultados alcançados. Ainda de acordo com ela o encontro permite um autoconhecimento e , entre outras coisas, ter contato com novas pessoas.
Segundo o secretário de saúde Eujacio Dantas, durante o acolhimento dos estudantes na secretaria municipal de saúde na manhã da segunda -feira, 20/06/16, no auditório da secretaria municipal de saúde o Sistema Único de Saúde, SUS, corre risco e que o financiamento do sistema hoje e insuficiente sendo o problema a ser enfrentado e debatido.
Ainda sobre o sistema público destacou "é universal e gratuito, não dispensa e nem classifica" por isso, por vezes, as dificuldades nem sempre são compreendidas pelos críticos que não levam isso em consideração.
Sobre à visita dos universitários disse que é uma oportunidade de avaliação e melhora da rede e espera que no futuro o intercâmbio, que é um projeto-piloto, que conta com intermediação da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, se intensifique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário