De uma parceria entre a CEPLAC - Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira de Teixeira de Freitas e a equipe de saúde da família do Wilson Brito, localizado no centro, foi elaborado em 2011 o Projeto “ Cultivo de Hortaliças”.
O projeto desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde tinha com o objetivo motivar os pacientes, Hipertensos e Diabéticos, da unidade cultivar na residência hortaliças e plantas medicinais fazendo uso de vasilhames como garrafas plásticas, ou não, em qualquer espaço livre no quintal.
Primeira horta da unidade. Ano 2012. |
No dia 9/11/11 o projeto foi apresentado à comunidade no auditório da CEPLAC, onde ao final foram distribuídas mudas prontas para o plantio de alface, couve, jiló, pimentão, beterraba e outros. Como previsto no planejamento da ação na oportunidade foram colocados a disposição dos presentes um profissional técnico para orientações de cultivo.
Com a ajuda de um técnico da extinta EMARC uma pequena horta foi montada no fundo da unidade para servir de laboratório de. Por três anos, 2013,2014, 2015, com a transferência da unidade para um local não adequado, o projeto não foi desenvolvido de forma contínua.
Em 2016 em novo endereço o projeto foi reavaliado e readaptado a comunidade. Considerando os resultados dos primeiros anos do projeto optamos por priorizar as plantas medicinais, preferidas nos primeiros anos do projeto, sem abrir mão do cultivo de hortaliças.
![]() |
No presente horta fitoterápica |
Atualmente a iniciativa rebatizada de " Horta fitoterápica" tem como objetivo orientar a comunidade a fazer o uso consciente dos remédios medicinais e incentivar o cultivo e a troca de saberes entre os moradores.
![]() |
Placas informativas |
No presente, durante a passagem pela unidade, através de placas indicativas contendo informações os pacientes são orientados quanto ao uso e modo de preparo.
Nas ações realizadas na unidade os pacientes também são provocados a repensar sua relação com os fitoterápicos e o uso abusivo dos remédios químicos.