segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Horta fitoterápica da ESF-Wilson Brito

Por Daniel Rocha



De uma parceria entre a CEPLAC - Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira de Teixeira de Freitas e a equipe de saúde da família do Wilson Brito, localizado no centro, foi elaborado em 2011 o Projeto “ Cultivo de Hortaliças”.

O projeto desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde tinha com o objetivo motivar os pacientes, Hipertensos e Diabéticos, da unidade cultivar na residência hortaliças e plantas medicinais fazendo uso de vasilhames como garrafas plásticas, ou não, em qualquer espaço livre no quintal.


Primeira horta da unidade. Ano 2012.



No dia 9/11/11 o projeto foi apresentado à comunidade no auditório da CEPLAC, onde ao final foram distribuídas mudas prontas para o plantio de  alface, couve, jiló, pimentão, beterraba e outros. Como previsto no planejamento da ação na oportunidade foram colocados a disposição dos  presentes um profissional técnico para orientações de cultivo.

O resultado foi satisfatório, porém não o esperado, por isso o projeto foi rediscutido e durante à  reavaliação a equipe chegou a conclusão que uma horta na própria unidade deveria ser feita para servir de exemplo e motivação aos entusiastas. 


Com a ajuda de um técnico da extinta EMARC uma pequena horta foi montada no fundo da unidade para servir de laboratório de. Por três  anos, 2013,2014, 2015, com a transferência da unidade para um local não adequado, o projeto não foi   desenvolvido de forma contínua. 


Em 2016 em novo endereço o projeto foi reavaliado e readaptado a comunidade. Considerando os resultados dos primeiros anos do projeto optamos por priorizar as plantas medicinais, preferidas nos primeiros anos do projeto, sem abrir mão do cultivo de hortaliças.




No presente horta fitoterápica


Atualmente a iniciativa rebatizada de " 
Horta fitoterápica" tem como objetivo orientar a comunidade a fazer o uso consciente dos remédios medicinais e incentivar o cultivo e a troca de saberes entre os moradores.


Placas informativas




No presente, durante a passagem pela unidade, através de placas indicativas contendo informações os pacientes são orientados quanto ao uso e modo de preparo.
Nas ações realizadas na unidade os pacientes também são provocados a repensar sua relação com os fitoterápicos e o uso abusivo dos remédios químicos.



Pacientes conhecem a horta