sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sala de Espera - Combate à Tuberculose

Sala de espera
Por (Daniel Rocha)
O ministério da saúde instituiu o dia 17 de novembro como o dia nacional de combate à tuberculose. Mas não esperamos até o fim do ano para abordar o assunto.


Na semana que passou,18/05 a 22/05, a médica da unidade Mariângela aproveitou a oportunidade para esclarecer os pacientes presentes sobre  à importância da prevenção e do diagnostico rápido. 

Destacou que a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões e outros órgãos do corpo. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. 


Fique atento aos sintomas :

  • Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue.
  • cansaço excessivo
  • febre baixa geralmente à tarde
  • sudorese noturna
  • falta de apetite
  • palidez
  • emagrecimento acentuado
  • rouquidão
  • fraqueza
  • prostração.




Uma ação de combate à exploração e ao abuso sexual infantil



Os Agentes comunitários realizaram na sala de espera uma Roda de Conversa sobre o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes .
Na oportunidade foi comunicado que será realizada no dia 15/06/15 a Roda de Leitura especial abordando o assunto para as crianças.







quinta-feira, 14 de maio de 2015

Território e territorialização




ACS em ação
Novos Territórios, novos desafios. Há um ano, sem alarme, uma nova mudança na área de abrangência da unidade de saúde do Wilson Brito estava em marcha.

 Com o processo e territorialização da secretaria municipal de saúde iniciado ano passado, 2014, novos bairros foram agregados e uma área diferente da habitual chegou com novos desafios para os profissionais da unidade. 


Agora além do bairro Wilson Brito  uma parte do Jardim Europa , Novo Horizonte  parte do Centro da cidade, também faz parte do nosso território sanitário. No inicio do mês os Agentes Comunitários já estão mapeando as áreas de risco novos territórios para ações futuras. 


A roda continua 


Retornou em abril a roda de leitura que é realizada uma vez por mês na unidade.A ação educativa  tem como objetivo incentivar o hábito saudável da leitura para as crianças beneficiarias ou não do programa bolsa família. A roda conta sempre com a colaboração da contadora de história Adriana Matos.