Neste mês de março a equipe da ESF-Wilson Brito, e todas as unidades da rede, intensificou o trabalho de conscientização e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Na área de abrangência da Esf Wilson Brito os agentes comunitários visitaram terrenos baldios , micro- áreas 05,06, 07, a fim de identificar locais de risco e orientar os proprietários para necessidade de eliminar potenciais criadouros.
No dia 10/03/16 a equipe realizou palestra educativa na comunidade no espaço do Bar do Viola. O público demonstrou interesse nos assuntos abordados; microcefalia, repelentes, fumacê e prevenção.
Na unidade foram realizadas salas de espera, com objetivo de sensibilizar os usuários sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra o avanço do zika vírus na cidade.
No final uma proposta de ação conjunta foi apresentada e prontamente aceita pela comunidade ciente de que o combate ao mosquito transmissor deve ser generalizado.
Agentes comunitários usam larvicidas contra o Aedes aegypti
Do dia 14/03 a 24/03/16 os agentes comunitários de saúde, ACS, vão estar reforçando o trabalho de combate e prevenção ao Aedes Aegypti.
Durante as visitas domiciliares, os profissionais vão orientar os moradores sobre as formas de evitar a proliferação do inseto e eliminar criadouros e aplicarão larvicida onde necessário for. Os agentes comunitários contam com a orientação dos agentes de endemias e secretaria municipal de saúde.