sábado, 29 de julho de 2017

Chá quente acolhedor


Por Daniel Rocha




























No inverno, não apenas os cobertores e agasalhos  aquecem o corpo. Um bom chá também, por isso a três anos a equipe de saúde executa o projeto "Chá quente Acolhedor" que foi idealizado pelos agentes comunitários de saúde ,em 2014, com o objetivo de acolher cuidadosamente o paciente nos dias de maior movimento na unidade.













O projeto leva em conta as várias dimensões da saúde mental, curativa e preventiva, também faz ligação com a horta fitoterápica da unidade, uma vez que o chá servido tem relação com o que é cultivado no local.   Na oportunidade a importância das práticas integrativas e da socialização para saúde mental é destacado pelos profissionais da equipe.

















O chá é servido duas vezes por semana, segundas e terças, e conta com a colaboração de toda equipe da unidade que acredita que o chá quente acolhedor aquece para muito além do corpo, aquece também a vida e a alma.



terça-feira, 25 de julho de 2017

Direto ao ponto: Auriculoterapia na ESF



Rômulo Rangel

Na tarde do dia 22/06/2017, às 13h30min, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF - Norte),   reuniu na unidade de saúde com alguns moradores da área de abrangência da unidade para mais  uma sessão de auriculoterapia.

Essa abordagem multidisciplinar tem provocado crescente interesse por parte da população da área de abrangência, o que pôde ser evidenciado já no segundo encontro do grupo, no dia 06/07/17, onde o número de pacientes em busca de tratamento extrapolou a marca prevista, e mesmo a formação de um segundo grupo tem sido insuficiente para atender a demanda.

A auriculoterapia traz benefícios evidentes e duradouros, restabelecendo a saúde, aliviando sintomas como insônia, ansiedade, dor e controle da obesidade, facilitando o acesso ao serviço de saúde e evitando agravos e a necessidade de atenção em níveis mais complexos da rede.

Segundo Leonardo Aguiar, fisioterapeuta da equipe do NASF, os primeiros resultados têm demonstrado que a prática integrativa complementar ajuda, dentre outras coisas, na melhora do quadro de ansiedade, um dos grandes males da sociedade moderna. A expectativa e que esse projeto piloto, chegue também a outras unidades até o final deste ano.


De acordo com a moradora Silvani Xavier: “a auriculoterapia me fez sentir melhor, diminuiu minha ansiedade, natural do meu sistema nervoso, além de ter melhorado meu sono. Estou muito satisfeita com a terapia que chegou no momento que eu mais precisava.”


O tratamento está disponível para os pacientes cadastrados nesta unidade municipal de saúde. Para fazer parte do grupo são considerados critérios como a obesidade somada a distúrbios de ansiedade.  Ao ofertar esse serviço a ESF - Wilson Brito segue na vanguarda da saúde preventiva local ponto a ponto.


r29051988@gmail.com

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Uma Unidade de Saúde a Serviço das Crianças





Por Daniel Rocha/ Rômulo Rangel

Na ocasião da realização do acompanhamento e avaliação do estado nutricional das crianças da área de abrangência da ESF Wilson Brito, foi realizado um dia de atividades preventivas, educativas e recreacionais com forte presença da comunidade, estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, e da equipe do Núcleo de apoio a saúde da família da região norte, NASF, que se juntaram a equipe de saúde para promover o evento a serviço da comunidade. 









Este que foi realizado na quinta-feira 13/07, das 07 h00min as 17h00min, além da avaliação das medidas antropométricas das crianças de 03 a 12 anos, foram ministradas palestras educativas por profissionais como assistentes sociais, fisioterapeuta e médicos. Os pequenos também contaram com outras orientações individualizadas pelos universitários UFSB. 













A equipe ficou a cargo da organização, acolhimento, recreação, lanche e avaliação dos dados colhidos a fim de construir novas estratégias para melhor atender as demandas da área de abrangência e seguir a serviço das crianças e da saúde preventiva. 












Para Rose Neves, ACS, o sucesso da ação realizada é fruto também, dentre outras coisas, do rotineiro trabalho de cadastramento e acompanhamento realizados cotidianamente nas residências pelos Agentes Comunitários. 





















Segundo o enfermeiro da unidade Rômulo Rangel, atividades como essa proporcionam à equipe a oportunidade de receber a população e promover os princípios da saúde preventiva de forma rica abrangente e interdisciplinar, sempre a serviço da comunidade.