terça-feira, 9 de outubro de 2018

Unidade promove palestra no “Outubro Rosa”


Daniel Rocha / Rômulo Rangel
Como parte da campanha nacional e internacional do “Outubro Rosa”, a ESF Wilson Brito, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com o curso de enfermagem da faculdade Pitágoras ​e a UNOPAR​, realizaram na tarde da sexta-feira, 05/10/18, a abertura do mês de atividades do “Outubro Rosa” de combate ao câncer.  A atividade foi aberta ao público da área coberta pela unidade, localizada no centro da cidade.
Na área de abrangência da ESF há incidência de câncer de mama por isso a possibilidade preocupa boa parte das mulheres. Cientes dessa realidade a equipe de saúde realizou o evento para marcar o início das atividades do mês sobre o tema e renovar o apelo à população para prevenção e detecção precoce desta doença.
Para isso a iniciativa contou com a presença da mastologista e professora da UFSB Dra. Rosicarla Dourado, que palestrou formidavelmente sobre a importância da detecção precoce.



O evento contou também com a participação dos alunos do primeiro ano de medicina da UFSB ​que colaboraram com o coffee break, realizaram dinâmica de grupo, aferição da pressão arterial, peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC).
 Em conjunto, os estudantes do curso de enfermagem da universidade Pitágoras participaram da programação colaborando com a logística do evento, recepção, ornamentação, avaliação das mamas e testes rápidos de HIV e Sífilis.
O evento que se estendeu por toda a tarde foi planejado um mês antes pela a equipe da unidade formada por Enfermeiro, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Recepcionista e Serviço Geral.


Além da colaboração das instituições de ensino superior o acontecimento contou com a colaboração de empresas parceiras como a Farmácia Indiana, e a Fase Esport que doaram brindes sorteados depois do evento entre os pacientes.
A atividade atingiu as expectativas e além de proporcionar o diálogo intercomunitário e universitário, permitiu que as instituições ESF Wilson Brito, Universidade Federal do Sul da Bahia, UNOPAR, Pitágoras e empresas parceiras, reiterassem com sucesso os apelos à população objetivando a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Quem vê cara não vê DST






Por Daniel Rocha

Com esse lema a equipe de saúde da ESF- Wilson Brito retomou o projeto de 2015 “Caixas de Preservativos”, a fim de promover a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como HIV/AIDS e sífilis, disponibilizando preservativos masculinos e femininos nos chamados "Pontos de distribuição popular" em diferentes partes da área de cobertura da unidade, previamente identificados pelos Agentes Comunitários de Saúde. 



Gil Academia adere a campanha


As caixas contendo os preservativos foram colocados antes das festividades do carnaval e devem continuar até o fim do ano por conta dos índices  de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que vem assustando o município nos últimos meses. 



Palestra sobre DST no comércio vizinho


"Nossa meta é prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, por isso estamos empenhados em levar para mais perto de todos os preservativos." Lembrou o enfermeiro Rômulo Rangel durante a fixação de caixa de retirada de preservativo em ponto de coleta da área de abrangência. 


Bar do senhor Agnaldo: Ponto de retirada na Lagoa


A atividade que  conta com o apoio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e  envolve toda equipe da unidade de saúde, Agente comunitários, médico, enfermeiro e equipe do NASF - Norte . Palestras sobre o assunto serão realizadas na comunidade nos próximos meses, porque  quem vê cara não vê DSTs. 


Fase esports: Ponto de coleta


Relembrando nossa história:



Guerra contra as DST 2015