Por Daniel Rocha
Na tarde da quinta-feira, 27 de junho, a ESF – Wilson Brito e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveram palestra sobre dores na coluna lombar tendo como público - alvo os trabalhadores e trabalhadoras de serviços gerais do Shopping Teixeira Mall.
A ação foi realizada em parceria com a instituição comercial que deu todo apoio necessário para realização do mesmo. Com essa ação a unidade executou com sucesso mais uma atividade voltada para a população flutuante da unidade, a saber, funcionários do comércio.
A dor nas costas é responsável pelo maior número de afastamentos do trabalho por motivo de doença. Na maior parte dos casos é causada pelo trabalho excessivo ou uma coluna sobrecarregada e pode ser amenizada ou prevenida com alongamento e cuidados.
A escolha da temática trabalhada foi sugerida pela administradora da casa Joelma Nunes que desde primeiro contato com a equipe se mostrou interessada na abordagem necessária.
A roda de conversa foi conduzida pelo enfermeiro Romulo Rangel e o fisioterapeuta Leonardo, da equipe NASF, que para além das causas lembrou que o modo como cuidamos da nossa postura contribue de forma decisiva para o surgimento dos sintomas.
Ainda no decorrer da ação foram realizadas demonstrações práticas de movimentos adequados, segundo a ergonomia para levantamento e transporte de objeto dentro da dinâmica de serviço. Ao fim todos participaram de uma sessão didática de alongamento.
Como dito a iniciativa da unidade faz parte de um conjunto de ações desenvolvida em parceria com o NASF da região norte, para cuidar da população no ambiente em que trabalha e vive. Sobre essa atividade declarou o enfermeiro Rômulo Rangel:
“Realizar essa ação foi muito gratificante. Todos participaram ativamente compartilhando os seus saberes e experiências, o que tornou essa troca ainda mais rica. Agradeço a todos que participaram desse momento, em destaque a dona Rosa que desde início mostrou disposição para se tornar uma multiplicadora dos saberes apreendidos e a administradora Joelma Nunes pelo acolhimento e sensibilidade. As portas da nossa unidade estão sempre abertas para a realização de atividades semelhantes.”