Assim como outras unidades de saúde do município de Teixeira de Freitas, a ESF – Wilson Brito, centro, participou da campanha do novembro Azul, mês de mobilização voltada para a conscientização do rastreamento do câncer de próstata, organizada pela secretaria de saúde, através do departamento de Atenção Básica, de Teixeira de Freitas, Bahia.
A unidade que atende os bairros;Wilson Guimarães, “Buraquinho”, parte do Novo Horizonte, Jardim Europa e do centro da cidade, e que fica localizada no Ambulatório Central, foi o local onde a secretaria de saúde do município realizou na noite da quarta-feira, dia 17/11, a campanha “Papo de Homem”, o primeiro evento especial, do ano, relacionado ao Novembro Azul de rastreamento do câncer de próstata no município.
No evento que foi oferecido os serviços de teste rápido de VIH, sífilis e hepatites virais, aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corpórea (IMC), avaliação nutricional e atendimento clínico, buscou-se fomentar o autocuidado e a consciência em todos os homens de qualquer faixa etária.
Com o mesmo intuito, ações de esclarecimento já vinham sendo realizadas desde o início do mês pelos Agentes comunitários de Saúde, médico, enfermeiro e outros profissionais da equipe, com o propósito de mobilizar a consciência e promover a necessidade de realização de consulta e exames precoces como meio essencial para rastreamento do câncer.
A equipe e o enfermeiro Rômulo Rangel, realizou nas primeiras semanas do mês, a escuta qualificada e atividades voltadas para grupos específicos que trabalham ou atuam na sua área de influência, como, por exemplo, uma ação de assistência básica no cuidado à saúde dos homens realizada na tarde do dia 12 de novembro, voltada para os trabalhadores da Guarda Municipal.
Trabalho de escuta e orientação que também contou com a participação dos estudantes, estagiários, do curso de nutrição da Faculdade Pitágoras, que abordou a importância da alimentação saudável.
Ainda conforme o enfermeiro da unidade, Rômulo Rangel, a expectativa é que todas essas ações promovidas pela unidade e secretaria de saúde, através da Atenção Básica, conscientize ainda mais a população e revertam o declínio histórico de procura pelos exames de rastreamento (PSA) e outras doenças ocorrido durante a pandemia em 2020 e outros fatores.