sexta-feira, 27 de maio de 2022

ESF-Wilson Brito promoveu ações de combate ao Aedes Aegypti





ESF-Wilson Brito 

A Secretaria Municipal de Saúde  e o Departamento de Atenção Básica de Teixeira de Freitas,Bahia, vem orientando as Equipes de Saúde da Família (ESF) a desenvolverem ações de identificação e eliminação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da Chikungunya e da Zika, nas suas áreas de abrangências. 


Equipe em ação


Atendendo o chamado, a ESF-Wilson Brito, que  cobre  parte dos moradores do centro da cidade, bairro Novo Horizonte, Jardim Europa, Lagoa, acelerou suas ações de combate realizando uma ação educativa na comunidade do bairro Wilson Guimarães, popularmente conhecido como bairro do "Buraquinho", onde em parceria com estudantes do curso de Enfermagem da FASB e os Agentes de Combates às Endemias (ACE), orientaram a população sobre a necessidade de eliminação de ambientes propícios e focos. 

O enfermeiro da unidade, Rômulo Rangel, e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), participaram ativamente da ação interagindo com os moradores da comunidade que já vem percebendo a necessidade de observar melhor a questão que traz lembranças ruins. 


Dona Elza: acolhimento e reconhecimento


No bairro, diversos moradores e trabalhadores, que já tiveram a infelicidade de serem picados pelo mosquito transmissor, como a senhora “Dona Elza”, moradora da rua Sergipe, que sabe bem o perigo que o mosquito representa e os males que ele pode causar. 

“Eu trabalho no café (colheita) um dia cheguei em casa sentindo muitas dores no corpo, nas articulações e nas costas, fui no Posto e ficou constatado que era Chikungunya. É um trem ruim de passar, até hoje eu ainda sinto. É importante a gente ter atenção com a casa da gente e o quintal. Abrir a porta para vocês e prestar atenção nas orientações." 


ACE: ação direta no foco


Sobre essa primeira ação de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da Chikungunya e da Zika, destacou o enfermeiro Rômulo Rangel, responsável pela Unidade de Saúde que atende o bairro:  

“Essa ação multidisciplinar contou com a presença do enfermeiro coordenador, Agentes comunitários de Saúde (ACS) da unidade e com forte participação dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município, professora Ana Kelly e acadêmicos do curso de enfermagem da FASB, parcerias fundamentais para uma promoção de saúde coletiva nessa escala. No foco de maior incidência, realizamos visita domiciliar em trios compostos por ACS, ACE e estudantes da FASB, que além de vistoriar os terrenos e domicílios também realizaram panfletagem e atividade educativa tanto nos domicílios como também no semáforo do centro da cidade.Essa ação obteve grande aceitação por parte da comunidade que recebeu a equipe em suas casas “de portas abertas” e parabenizou a iniciativa.” 



Enfermeiro Rômulo  e equipe  envolvida  na ação