Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos.
O material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.
O teste do pezinho foi introduzido no Brasil na década de 1970 para identificar duas doenças (chamadas pelos especialistas de "anomalias congênitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito.
Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso os resultados não são muito precisos ou confiáveis. A partir desse prazo, leve seu filho para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento, se for o caso, será mais eficaz.
Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país através de uma nova lei federal. Em 2001 o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (veja portaria 822), com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro.
Hoje já existe uma versão ampliada, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto de um recurso sofisticado e ainda bastante caro que não estar disponível na rede pública de saúde.
Em Teixeira de Freitas o teste do pezinho e realizado pelo sistema público desde ano 2000, hoje pode ser feito em todas as unidades do programa saúde da família do município. No ESF Wilson Brito o exame e realizado de segunda à quinta, das 7hs às 16hs. Segundo a técnica responsável pelo exame Enilde Pinheiro, o resultado chega depois de 30 dias de feito.
Referencia no assunto a unidade atende todos os recém nascidos da área de abrangência da unidade e de outras partes a cidade, tendo alcançado até o mês passado (maio de 2011) o número recorde de 120 testes.
A unidade fica localizada na Rua Dom Pedro I - centro. Fundo das lojas americanas, o Cartão do SUS da criança passou a ser exigido a partir deste ano de 2013, portanto após o parto providencie o mais rápido possível o documento do bebê.
Referencia.
http://portal.saude.gov.br
Para saber mais sobre o exame.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24981&janela=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário