quarta-feira, 26 de março de 2014

Semana de combate à tuberculose.


Os moradores estão informados sobre a tuberculose? Nós não esperamos a resposta.Os agentes comunitários de saúde da ESF - Wilson Brito, colocaram em prática o projeto Ação Local, na micro área 04 e 06.

Foram realizadas rodas de bate-papo  em espaços populares em razão da semana de combate à tuberculose.

No dia 19/03 os Agentes Comunitários, Rose, Ricardina, Daniel e Marizete,convidaram os moradores para um pequena exposição sobre o assunto em uma varanda de um bar, de forma interativa e rápida. 

O resultado foi o melhor que o esperado, pois conseguiu reunir um número inédito de pessoas em  uma ação educativa.

Na quinta  e na sexta, 21  e 19/03 o trabalho foi realizado no bairro Recanto do Lago pelos agentes comunitários Daniel ,Luciana e Jucélia e novamente no Wilson Brito alcançando um resultado satisfatório. 

O projeto Ação Local foi elaborado pelos agentes comunitários de saúde do Wilson Brito, com o objetivo de realizar ações educativas em espaços locais. Veja ao vídeo.


Também é preciso conhecer os sintomas

Sala de espera.

No dia  24/03/14, a médica Mariângela e a enfermeira Joana, reservaram  o dia para atender casos suspeitos de tose prolongadas e manchas com insensibilidade.

Na terça 25/03/14 a médica proferiu mini-palestras nas salas de espera da Unidades de Saúde onde destacou que se a comunidade não se conscientizar sobre os riscos e sintomas, não há  como acabar com a tuberculose.


Os sintomas da tuberculose sãotosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue,cansaço excessivo,febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna , falta de apetite, palidez ,emagrecimento acentuado,rouquidão, fraqueza,prostração.

Ao apresentar qualquer sintomaprocure a unidade de saúde mais próxima.

Daniel Rocha

Nenhum comentário: