terça-feira, 9 de junho de 2015

A chama que acende a esperança


Por (Daniel Rocha) O frio chegou e com ele a necessidade de acolher e aquecer, atenta a isso a Agente comunitária Idbas Moreira pensou em um projeto de acolhimento  chamado de Chá Quente Acolhedor. 

O objetivo da ação é acolher cuidadosamente o paciente nos dias de maior movimento na unidade.

Atender bem o paciente faz parte do que preconiza o ministério da saúde no tocante à humanização do atendimento. 

 Acolher, no contexto dos serviços de saúde, é “receber bem, ouvir a demanda, buscar formas de compreendê-la e solidarizar-se com ela." 

O chá será servido duas vezes na semana, segunda e quarta, e conta com a colaboração de toda equipe da unidade de saúde que junta esforços para garantir os recursos necessários. Esperamos que com essa ação a  chama do acolhimento e da humanização  acenda cada vez mais forte e nunca se apague.  



Acompanhar o desenvolvimento



 Ricardina e Elizete  dia do acompanhamento

É atribuição do Agente comunitário de saúde o acompanhar crescimento e desenvolvimento da criança. 

Segundo o ministério da saúde após o nascimento a criança precisa de atenção especial por parte da equipe e dos Agentes  dos 0 aos  5 anos de idade.

Pesar,medir, avaliar habilidades e verificar  o cartão de vacina da criança, são ações aparentemente simples que contribui para a melhoria da saúde infantil.

Se você quer saber mais sobre este trabalho busque informação na unidade ou com o próprio Agente de Saúde durante a visita domiciliar.


Nenhum comentário: