sábado, 16 de setembro de 2017

Setembro Amarelo: ESF realizou ações


Estudante da UFSB palestra


Por Daniel Rocha


Foi realizado na segunda semana do mês (9/17) na ESF- Wilson Brito, centro da cidade, sala de espera com o tema, Setembro Amarelo: conscientização a prevenção do suicídio. O objetivo da ação foi alertar a população a respeito da realidade do suicídio e da depressão.


Ao abordar o tema a unidade fez parte do movimento do Setembro Amarelo, campanha mundial em prevenção de suicídio, realizado anualmente  desde 2014 no país. Embora figure na lista dos males que mais mata no Brasil o assunto é tabu.



Segundo o enfermeiro da unidade Rômulo Rangel, precisamos reconhecer que o suicídio é um ato mais comum do que parece em nossa sociedade e que pode ocorrer em nossa comunidade e família. Devemos entender que é preciso cuidar melhor da nossa saúde mental e a de nossos semelhantes, observando atentamente e dialogando mais, porque à solidão e o silêncio matam.

A atividade foi uma iniciativa dos agentes comunitários de saúde e foi executado com a participação da equipe. Durante a sala de espera houve a exibição de vídeos relacionados ao tema e espaço para colocações. Pelo feedback dos pacientes foi possível concluir que o objetivo da ação foi alcançado. 



Grupo de Gestantes

Em atenção às gestantes cadastradas na unidade de saúde do Wilson Brito foi realizado pelos  alunos e alunas da UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia, palestra educativa para as grávidas e acompanhantes. Com o objetivo de esclarecer melhor os usuários do serviço público sobre os assuntos relacionados os universitários do bacharelado em saúde expuseram de forma prática informações preciosa sobre o momento sublime vivenciados pela gestante e familiar. O Grupo de Gestante, nome do projeto, será realizado até o fim do ano em atenção às futuras mamães.




Daniel Rocha


samuithi@hotmail.com

Nenhum comentário: