sábado, 17 de setembro de 2022

Diabéticos e hipertensos foram atendidos em ação especial da ESF-Wilson Brito





No ano passado, 2021, a Equipe de  Saúde da Família do Wilson Brito, ESF-WB, Teixeira de Freitas-BA, mudou de endereço onde  atendeu parte da população dos bairros,  Wilson Guimarães, Jardim Europa, Novo Horizonte e Centro da cidade, durante cinco anos.

Na sua nova localização, no bairro Jardim Europa,  a unidade enfim pode ficar mais próxima de sua área de risco e de  maior necessidade, bairro Wilson Guimarães, porém,  também mais distantes das áreas centralizadas onde os números de hipertensos e diabéticos são expressivos.

Situação observada pelos agentes comunitários de saúde, Daniel Rocha e Idbas Ribeiro, pelo Enfermeiro chefe Rômulo Rangel  e a  médica da unidade, Mariângela Volpato, que já havia expressado preocupação com a falta de adesão dos pacientes ao tratamento preventivo.


Agentes comunitários em ação.
Foto: Wesley Morau

Diante deste quadro, os profissionais da equipe de saúde buscaram, desde então, sanar as dificuldades impostas pela distância, traçando estratégias para melhor atender esse público alvo através da realização em um encontro, in loco, de Hiperdia,  que costuma ser realizada mensalmente na unidade.

A primeira providência foi identificar nas microáreas distantes, 06 e 07, potenciais parceiros que poderiam ofertar um espaço para realização do encontro de acompanhamento  desses moradores hipertensos e diabéticos. 

Dentre as possíveis potencialidades foi identificado no Shopping Teixeira Mall, localizado no bairro do Centro, uma escola técnica, o INPRO - Instituto Nacional de Profissões, um local  adequado para a realização do encontro de acompanhamento.

Doutora Mariângela durante o atendimento.
Foto: Wesley Morau


Procurada, a instituição que oferta cursos técnicos, como o de Atendente de Farmácia, mostrou interesse em participar da ação social direcionados aos moradores próximos e inserir também seus alunos na atividade de cunho didático e preventivo.

Acertada a parceria, o enfermeiro Rômulo Rangel,   em reunião com a equipe,  elaborou a estratégia de realização de uma manhã de atendimento da comunidade no espaço, com atendimento médico, aferição de pressão, glicose, orientação nutricional e medidas antropometrísticas.

No que lhe concerne, os Agentes Comunitários de Saúde,   que informou a equipe sobre o perfil social da comunidade,  convidou os pacientes entregando convites, entrando em contato através das redes sociais, WhatsApp , com os que não ficam em casa no horário comercial, e todos os outros.


Estudante em ação.
Fotos: Wesley Morau

Os agentes comunitários também motivaram durante a visita domiciliar, os pacientes com algum tipo de restrição e dificuldades, para comparecer no encontro, o  Hiperdia é também um momento de socialização comunitária que no dia, 15 de setembro, foi realizada com sucesso.

Importa informar que a ação contou com a participação de sete estagiários do Curso de Enfermagem, cinco  do curso de  Nutrição da Faculdade Anhanguera  e mais cinco  estudantes do curso de Atendente de Farmácia, do INPRO.  Também contou com apoio da agente comunitária Rose Neves.  

Como resultado, a equipe conseguiu atingir um número superior de pacientes acompanhados, saltando de uma média de 15/ mês, para mais de 50, entre hipertensos e diabéticos.


Enfermeiro Rômulo Rangel 


Para Rômulo Rangel, Enfermeiro chefe da unidade: "Nós, componentes da equipe  ESF- Wilson Brito, temos forte compromisso com o bem-estar das pessoas que cuidamos. Essa ação realizada atingiu seu objetivo com muito sucesso,  e isso só foi possível graças ao empenho determinado de toda a equipe e parceiros. O coletivo é forte!" 

No próximo mês a equipe já programou uma nova ação. A expectativa é que mais pacientes compareçam na atividade extra-murus.




Um comentário:

Felix SINDACESB disse...

Parabéns Equipe de Saúde Wilson Brito e Parceiros. Que ação maravilhosa. Fica de exemplo para as outras Unidades. Vou levar a idéia para a nossa Equipe. Muito orgulhoso de vocês.